" Perante a preocupação crescente provocada pela atual pandemia, a Ordem dos Médicos Veterinários de Espanha (Organización Colegial Veterinaria, OCV) e os vários órgãos oficiais de médicos veterinários estão a difundir recomendações dirigidas aos donos de animais de estimação. "
O que é?
Perante a preocupação crescente provocada pela atual pandemia, a Ordem dos Médicos Veterinários de Espanha (Organización Colegial Veterinaria, OCV) e os vários órgãos oficiais de médicos veterinários estão a difundir recomendações dirigidas aos donos de animais de estimação.
Os donos que não apresentem sintomas podem sair para passear os seus animais de estimação, respeitando as medidas de prevenção, tal como indicado pelas autoridades. As medidas gerais de higiene que devem ser respeitadas são lavar as mãos e não tocar nos olhos, no nariz e na boca depois de ter estado em contacto com o animal.
Em caso de infeção, recomenda-se deixar o animal de estimação ao cuidado de outra pessoa, evitando deixar também os seus utensílios habituais ou desinfetando-os previamente (taça da comida, taça da água, trela...).
Se o dono infetado com COVID-19 não encontrar um cuidador temporário, deve tomar medidas extremas de higiene das mãos, usar uma máscara na presença do animal (mas sem colocar uma máscara ao animal) e evitar o contacto físico. Nestas circunstâncias, com a finalidade de respeitar as medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus, o passeio e limpeza do animal ao chegar a casa devem ficar a cargo de outra pessoa.
Artigo retirado da VETS AFFINITY